quarta-feira, 14 de outubro de 2015

ASSUNTO ''AS ESCOLHAS' - TEXTO 1': A Escolha de Conviver com um ANIMAL.

top 1


O grupo de animais de estimação não deve incluir aves exóticas ou mesmo autóctones, nem os animais retirados do seu habitat natural. Os animais de companhia devem, por isso, restringir-se aos cães e gatos; sendo que a diversidade de raças nos deixa um leque enorme de escolhas. 
Mas antes de trazer um bicho para casa é importante fazer a escolha acertada quanto ao melhor animal que se adequa à nossa personalidade e às condições que temos para lhe oferecer. Nunca devem presidir à nossa escolha fatores como a raridade da raça, a comparação com o animal do vizinho ou a moda. É pois, por isso, muito importante conhecer as características, as necessidades e as particularidades de um potencial animal a adotar. 

O desconhecimento das características do bicho pode trazer problemas tanto para o animal como para o "dono". Por exemplo, permitir que o animal sinta calor ou frio, isolá-lo do contato com outros animais da mesma espécie ou encher o bicho de guloseimas (animais gordos são menos saudáveis) e mimos pode ser prejudicial para o animal. Também o "dono" pode sofrer traumaticamente a perda do animal, se não tiver em conta que a longevidade dos animais é bem menor que a sua e que é necessário respeitar a natureza de cada bicho.

No entanto, independentemente do animal que se escolha, há alguns cuidados a ter em conta. Entre eles destacam-se a prevenção e despiste de algumas doenças, nomeadamente a desparasitação, tanto de pulgas e carrapatos como de parasitas intestinais prejudiciais ao animal e àqueles que o rodeiam. As vacinas são outro cuidado a ter para que o animal se mantenha saudável e, em certos casos como araiva, também para benefício dos humanos. 

Em casos mais particulares, como o caso de bichos com pêlo comprido, é necessária a sua escovagem regular. Mas, de um modo geral, deve ter-se um cuidado especial com a pelagem do animal, pois a sua higiene evita muitos problemas (parasitas, por exemplo). Informa-te do melhor produto de higiene para o teu animal. Caso desconheças é preferível o uso de água e sabão azul-e-branco do que de detergentes, sabonetes ou perfumes. 

A melhor forma de evitar doenças é conhecer os hábitos e características do animal. Para isso pode ser boa ideia recorrer ao veterinário, a revistas ou livros especializados ou a informações disponíveis em sites dedicados ao assunto. 

O cão, considerado como o melhor amigo do homem, é um animal fiel e dedicado ao dono. O que o animal revela de si é mais fruto do que o dono fez dele - brincalhão, medroso, agressivo - do que da sua raça. 
Por outro lado, ao escolher um gato como companhia deve ter-se em consideração que é um bicho independente, orgulhoso, altivo e que não perdeu o seu instinto selvagem e predador. É considerado o animal das sete vidas devido à sua extrema agilidade e flexibilidade. Ao contrário dos cães, os felinos são responsáveis pela sua própria higiene e não deixam os dejectos em qualquer lado. Desenvolvem-se também mais precocemente, são mais resistentes às doenças, mas não lidam bem com os mimos em exagero. Devido ao seu comportamento reprodutivo – frequentemente miam e marcam com urina o território, e reproduzem-se mais que os cães – pode ser conveniente a esterilização de machos ou fêmeas para evitar o aumento de gatos abandonados, com todas as consequências que isso implica. O gato é provavelmente uma escolha acertada para quem vive em apartamentos pequenos, para pessoas calmas e com um tempo reduzido para dedicar ao animal (fazem a higiene e exercícios sozinhos). São animais que se satisfazem facilmente com uma alimentação adequada, exercício, alguma atenção e cuidados de saúde.

Seja qual for a escolha do animal de estimação é preciso não esquecer que ele é um ser vivo, e não um simples brinquedo que abandonamos quando nos fartamos, quando nos incomoda ou quando perdeu qualidades. Também é uma boa ideia adotar um animal abandonado ou uma cria que alguém não quer. Os canis e gatis municipais estão cheios de animais que esperam por alguém que lhes salve a vida. Todos os cães e gatos são bons animais de companhia para quem também para eles for uma boa companhia.



Referências:

MONTEMOR, Tomás, Pés na Terra: “Comprar um cão” in Notícias Magazine n°569 de 20 Abril 2003

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-241-A%2Bescolha%2B%2Bdo%2Banimal%2Bde%2Bestima%25E7%25E3o.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA PRESENÇA. COMPARTILHE.